Diferenças entre ritmo, gênero e estilo no mundo musical

Rítmo
Ritmo pode ser descrito como um movimento coordenado, uma repetição de intervalos musicais regulares ou irregulares, fortes ou fracos, longos ou breves, presentes na composição musical. O termo ritmo tem origem na palavra grega rhytmos, que significa qualquer movimento regular, constante, simétrico.

Assista o vídeo ” Qual diferença de Ritmo e Estilo?”

Estilo
Estilo no mundo musical está relacionado a uma série de escolhas musicais feitas pelos músicos, arranjadores e condutores. Dentro dessas escolhas pessoais estão variações de ritmo, modos de escolher ou dedilhar cordas, melodia, humor e dinâmicas. O estilo engloba um senso de individualismo e personalidade na música e faz com que certos músicos, compositores e maestros sejam reconhecidos sem que seus nomes sejam pronunciados. Na era moderna, o estilo também está relacionado a maneira como a música é vendida.

Gênero
Gênero é a forma na qual as combinações de estilos musicais, temas, sons e instrumentação são categorizadas e subcategorizadas para torná-las identificáveis às audiências. Por exemplo, o blues é facilmente identificado por seu conteúdo lírico, instrumentação e estilo musical. A música clássica é um pouco menos específica, pois já abrange vários séculos; mas ainda assim, ela diz a um ouvinte um pouco do que esperar do gênero.

Subgênero
Sem dúvidas, subgênero é onde estilo e gênero se entrelaçam e onde as diferenças entre esses dois termos tornam-se difíceis de se distinguir. Gêneros são subcategorizados para distinguir diferenças regionais e variações de temas líricos. Por exemplo, o hip-hop é um termo coletivo para a música que é composta por um rapper (ou MC) cantando por cima de uma batida produzida. No entanto, o gangsta rap é um subgênero do hip-hop, porque o conteúdo lírico e estilo musical são específicos para uma variedade de artistas e de certas regiões geográficas. Pode-se discutir que ao dar um nome próprio ou apelido a um subgênero, ele se torna específico para certos tipos de música e para certas audiências.

Escrito por Tom Sterne | Traduzido por Luis Batista